quinta-feira, 27 de junho de 2013

É AMANHÃ... ARRAIÁ DO ICE!!!



"As origens das Festas Juninas:
A primeira e mais antiga é dos povos do Norte da Europa, que homenageavam o Sol e a chegada do verão, que ocorre entre os dias 21 e 23 de junho no Hemisfério Norte. Mais tarde, na Idade Média, a religião Cristã passou a celebrar os dias de Santo Antônio (13), São João (24), São Pedro e São Paulo (29).
Por ser tão antiga e importante, a festa é comemorada em países de diferentes cantos do mundo, como Dinamarca, Finlândia, Reino Unido, Ucrânia, Espanha, Porto Rico, Canadá e Austrália.
No Brasil, a temporada junina é celebrada com festas animadas, cheias de música e brincadeiras.
Alguns costumes vieram de Portugal, país europeu que colonizou as nossas terras. Mas há tradições de outros lugares. A quadrilha, por exemplo, veio da França. ...
Outra famosa tradição são as roupas caipiras. 
Cidades de todas as regiões do país promovem as festas, mas elas são tradicionalmente maiores no Nordeste. A Festa mais famosa do Brasil  é a de Campina Grande, na Paraíba. 
As canções de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, estão entre as mais tocadas nos eventos em todo o Brasil."

Fonte: [Globinho, sábado 08/06/13, por Evelyn Soares.]

sexta-feira, 21 de junho de 2013

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Turmas do 1º ao 5º ano visitam a FIOCRUZ

No último dia 13/06, os alunos do 1º ao 5º ano, acompanhados das Professoras Mônica (1º ano), Mariângela (2º ano), Profª Vanderléia (3º ano), Profª Rosângela (4º ano), Profª Marcela (5º ano), visitaram a FIOCRUZ, em Manguinhos.
Lá eles participaram do Projeto "A FLORESTA DOS SENTIDOS", com atividades que os desafiavam a encontrar diferentes espécies na mata, através de pistas escondidas no cenário, como uma caça ao Tesouro. Em clima de brincadeira, com as próprias mãos, buscaram desvendar os segredos escondidos no tronco do Toca-toca, na Caverna dos Sons.
De forma lúdica, as atividades tinham o objetivo de sensibilizar as crianças para as temáticas atuais que envolvem o meio ambiente, como disputa por recursos, tráfico de aves, e as florestas brasileiras.


 


 


 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 




segunda-feira, 17 de junho de 2013

VISITA AO MUSEU DE ARTE DO RIO - MAR

Alunos do 8º e 9º ano do ICE visitam o Museu de Arte do Rio - MAR, acompanhados das Professoras Fernanda, Suzana e Socorro, de Artes, Língua Portuguesa e Inglês, respectivamente.

 
 
 
 

 

 
 
 

 
 

 
 
 


No MAR, os programas educativos se organizam em visitas mediadas às exposições, gratuitas para escolas das redes públicas de ensino e com meia-entrada para estudantes da rede privada. São oferecidas também visitas educativas para grupos, organizações sociais e interessados em geral.
As visitas tem duração de 1 hora e 30 minutos. Podem ser agendadas visitas de 9h30 às 14h30. Os grupos devem ter no máximo 40 pessoas. 
Para agendar uma visita ligue para 2233 5634 ou mande e-mail para agendamento@museudeartedorio.org.br