quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Usando a imaginação de forma criativa

Quem nunca brincou de procurar figuras nas nuvens ou imaginar outras funções para determinados objetos?
É exatamente isto que faz o Equatoriano Javier Pérez, quando combina objetos do dia-a-dia com ilustrações simples criando assim trabalhos divertidos. O trabalho pode nos inspirar, nos fazer pensar de forma diferente ou simplesmente nos lembrar de nossas capacidades imaginativas.




Via Bored Panda

VISITA À FÁBRICA DA COCA-COLA




No dia 07/10, os alunos do 1º ao 4º ano, acompanhados das Professoras Mônica, Mariângela, Vanderléia, Cleide e Rosângela, visitaram a Fábrica da Coca-Cola, situada em Jacarepaguá.
O objetivo da visita foi observar as diversas fases no processo de Industrialização.












 








quarta-feira, 23 de outubro de 2013

VEM AÍ ... FEIRA CULTURAL

Este ano nossa FEIRA CULTURAL acontecerá no período de 28/10 a 01/11 e o tema escolhido foi QUALIDADE DE VIDA.
Cada turma trabalhará um assunto:
1º ao 3º ano - ALIMENTAÇÃO
4º e 5º ano - ATIVIDADE FÍSICA
6º ano - TECNOLOGIA/ PREVENÇÃO DE DOENÇAS/ AMEAÇAS À SAÚDE
7º ano - LONGEVIDADE/ RELAÇÕES INTERPESSOAIS/ SUSTENTABILIDADE
8º ano - MOVIMENTOS SOCIAIS
9º ano - SAÚDE MENTAL/ EDUCAÇÃO

No intuito de já introduzir o tema, sugerimos a leitura de dois artigos clicando nos links abaixo:

Esporte melhora desempenho acadêmico de crianças
Encontre a brincadeira ideal para seus filhos




segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Leitura sugerida - mês de Outubro




Sonho de uma noite de verão
Autor: Shakespeare, William

Helena amava Demétrio, que amava Hérmia, que amava Lisandro. Se Hérmia não cumprisse o desejo do pai, de casar-se com Demétrio, seria condenada à morte. Decidiu fugir com Lisandro e os dois marcaram encontro num bosque, onde moravam seres fantásticos.



A fada que tinha ideias
Autor:Almeida, Fernanda Lopes de.

A Fada que Tinha Idéias conta que as fadinhas aprendem que não se deve sair por aí inventando mágicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas vai dizer isso a Clara Luz! Questionadora e criativa, ela quer ter idéias próprias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. "Quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda", é o que ela diz. Mas nem todos aprovam comportamento tão original e inovador.



O pavão do abre-e-fecha
Autor: Machado, Ana Maria

O pavão abre a cauda e se acha lindo. Mas, quando olha para seus pés, fecha a cauda, envergonhado. Certo dia, recebe convite para uma festa no céu e se anima, abrindo a cauda. Até ensaia uns passos de dança. Só que as gargalhadas de um tangará, que o acha desajeitado, o deixa triste. Ainda bem que o pardal o elogia. O pavão fica orgulhoso e abre novamente a cauda. Até que um dia ele perde uma pena...





Sangue de barata
Autor: Lago, Angela

Um crime acontece. Os animais investigam. Quem é o assassino? E a vítima? Está pronta a confusão! E a barata, tem realmente sangue de barata?





A arca de Noé
Autor: Moraes, Vinícius.

"Arca de Noé" é também o título do primeiro poema desse livro. O único livro do poetinha voltado para as crianças reúne por 32 poemas, a maioria sobre bichos, e inclui os que constam dos discos Arca de Noé 1 e 2.





 As Aventuras de Tom Sawyer
Autor:Twain, Mark
Tom vive as mais divertidas histórias ao lado do amigo Huck. Juntos, os dois inventam artimanhas para escapar das aulas, fogem para ilhas desertas, testemunham um crime entre outras coisas. Tom encara o conflito entre a ingenuidade remanescente da infância e a malícia quase adolescente de quem acha que tem o mundo nas mãos (e de fato tem: a serviço de sua imaginação). É dessa história sagaz que nasce a voz de uma geração atemporal. Pescar e explorar cavernas podem não ser hoje atividades tão comuns entre jovens urbanos, mas talvez uma das maiores qualidades da obra seja a de trazer à tona infâncias ancestrais que nos habitam e provar como a passagem do tempo transforma a sociedade, mas não representa o fim da fantasia.


O que rola na escola
Autor: Goulart, Alcides

Ao mudar de escola, Júlia não tem dificuldades em se entrosar com os novos companheiros e forma com Nicanor, Fábio e Diego, um grupo ativo e bem-humorado. Logo tornam-se quatro inseparáveis amigos e enfrentam vários desafios impostos por uma fase tão especial chamada adolescência.
O humor e o realismo são características marcantes deste livro, que aborda de forma crítica e descontraída alguns temas, como a ética, a cidadania, o vandalismo, as drogas, o namoro e o sexo, dentre outros assuntos também de grande importância para os jovens.


Poliana
Autor: Porter, Eleanor H.

O livro fala da comovente história de Poliana, órfã de pai e mãe, que muda-se para a casa de sua tia materna, que até então era uma completa desconhecida para ela, e ensina todo uma cidade a jogar o jogo do contente.


O Amor é um Pássaro Vermelho
Autor: Prado, Lucília

O romance nos fala de um garoto japonês que aos catorze anos vem para o Brasil, na condição de filho adotivo de um casal de imigrantes idosos, para ajudar sua família que no Japão vivia em extrema pobreza. A ação acompanha a vida desse menino, desde as praias de sua terra até o interior de São Paulo, onde é obrigado a trabalhar duramente nos cafezais. Surgem então os conflitos dos comportamentos entre as famílias de tradição milenar do Japão e a brutalidade que o esperava na nova terra. 



Luana Adolescente Lua Crescente
Autor: Orthof, Sylvia

Luana tem, como todo adolescente, seus segredos e seus amores. Seu diário secreto - que não deve ser lido por garotos - é cobiçado por aqueles que procuram entender todas as "luas" de Luana, que a tornam tão mutante, misturando realidade e fantasia.