quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CARNAVAL

Fizemos um registro fotográfico do bailinho de Carnaval do Colégio
que foi temático "Futebol", turmas do 1º ao 5º ano. 

[Para aumentar clique na foto]







 



MÁSCARAS
(Clique na imagem para aumentar)







Aprenda com o Professor Sassá a fazer máscaras com embalagens de frutas clicando aqui


UM POUCO DA HISTÓRIA DO CARNAVAL NO BRASIL

A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte a tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil. 

As marchinhas de carnaval surgiram também no século XIX, cujo nome originário mais conhecido é o de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música O Abre-alas. O samba somente surgiria por volta da década de 1910, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se ao longo do tempo o legítimo representante musical do carnaval.
Na Bahia, os primeiros afoxés surgiram na virada do século XIX para o XX, com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas. Os primeiros afoxés foram o Embaixada Africana e os Pândegos da África. Por volta do mesmo período, o frevo passou a ser praticado no Recife, e o maracatu ganhou as ruas de Olinda.
Ao longo do século XX, o carnaval popularizou-se ainda mais no Brasil e conheceu uma diversidade de formas de realização, tanto entre a classe dominante como entre as classes populares. Por volta da década de 1910, os corsos surgiram, com os carros conversíveis da elite carioca desfilando pela avenida Central, atual avenida Rio Branco. Tal prática durou até por volta da década de 1930.
Entre as classes populares, surgiram as escolas de samba na década de 1920. As primeiras escolas teriam sido a Deixa Falar, que daria origem à escola Estácio de Sá, e a Vai como Pode, futura Portela. As escolas de samba eram o desenvolvimento dos cordões e ranchos. A primeira disputa entre as escolas ocorreu em 1929.

As escolas de samba e o carnaval carioca passaram a se tornar uma importante atividade comercial a partir da década de 1960. Empresários do jogo do bicho e de outras atividades empresariais legais começaram a investir na tradição cultural. A Prefeitura do Rio de Janeiro passou a colocar arquibancadas na avenida Rio Branco e a cobrar ingresso para ver o desfile. Em São Paulo, também houve o desenvolvimento do desfile de escolas de samba a partir desse período.
Em 1984, foi criada no Rio de Janeiro a Passarela do Samba, ou Sambódromo, sob o mandato do ex-governador Leonel Brizola. Com um desenho arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer, a edificação passou a ser um dos principais símbolos do carnaval brasileiro.
O carnaval, além de ser uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural.


http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DANDO UMA FORÇA NOS ESTUDOS

Hoje indicamos, para dar um auxílio nos estudos de pesquisa ou até mesmo para aguçar a curiosidade, links de Dicionários e Enciclopédias, alguns que antes só existiam em papel, e agora podem ser consultados online.

BARSA SABER
O Portal Barsa Saber traz conteúdos de interesse geral com rigor enciclopédico característico da Grande Barsa. As seções tem uma abordagem e grau de aprofundamento diferentes nas áreas de História e Política, Cultura, Ciência, Tecnologia e Sociedade

BRITANNICA ESCOLA ONLINE
Portal da Enciclopédia Britânica, direcionada ao Ensino Fundamental

MICHAELIS ONLINE
Moderno Dicionário da Língua Portuguesa

DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS
É um dicionário de Língua Portuguesa contemporânea, composto por definições, significados, exemplos e rimas que caracterizam mais de 400.000 palavras e verbetes.

DICIONÁRIO INTERATIVO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Ferramenta indispensável para educadores, pais, alunos, diretores e outros profissionais da educação. Composto de verbetes relacionados à educação.

DICIONÁRIO DE LIBRAS
Dicionário da Língua Brasileira de Sinais

DICIONÁRIO CRAVO ALBIM DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Trazendo cerca de 9.000 verbetes em constante atualização, este dicionário é uma obra de referência da música popular brasileira.

Bons estudos!!!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DESEJANDO BOAS-VINDAS!



A Direção, Coordenação, Professores e funcionários do ICE desejam boas-vindas aos seus alunos, lembrando que todos devemos colaborar para fazer da Escola um lugar agradável, de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
A todos, um excelente ano letivo!