segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sugestão de Leitura - Mês de maio


(1º ao 5º ano)

Livro: Mãos de Vento e Olhos de Dentro

Autor: Lô Galasso


Resumo: Tico adora olhar, com sua amiga Lia, as figuras que as nuvens formam no céu. Um dia, fica sabendo que a menina é cega, e então a brincadeira muda: ele passa a modelar as formas das nuvens em argila. Este livro ajuda o leitor, de maneira delicada, a ver o mundo com os olhos de dentro.





Livro: De quem tem medo o lobo mau?

Autor: Silvana Menezes
Resumo: Numa floresta em extinção vivia um lobo velho e vegetariano. Triste e solitário vivenciava os limites do seu corpo, até que se viu frente a frente com um caçador. Sentiu na pele os arrepios e calafrios alucinantes dos tempos de outrora. Mas seu algoz, como ele, era velho e seus sentidos não mais farejavam a caça. Nesta história, as emoções extremadas são capturadas pelas nuances do preto e branco. Quem é o homem, quem é o lobo?

Livro: Onde está a margarida?

Autor: Silvana Menezes



Resumo: O livro fala sobre o amadurecimento, as fantasias e as descobertas da personagem título, uma menina-mulher em fase de crescimento. Em versos ritmados, ora rimados, ora cadenciados, Margarida "na calma do jardim, desfolhando seu destino" encanta e, ao mesmo tempo, embala o leitor, fazendo-o penetrar no universo da poesia. ''





Livro: O menino a princesa pum: e quem quiser que conte outra história

Autor: Fernando Lebeis

Resumo: Era uma vez um padre muito rico e com fama de bruxo que estava precisando de alguém para ajudá-lo nas tarefas domésticas. Contratou um menino muito pobre que, quando podia, estudava as mágicas que ficavam guardadas a sete chaves pelo padre, até que se tornou muito poderoso e o padre ficou furioso. Para salvá-lo, eis que surge a Princesa Pum!


Livro: A aventuras de Tintim: O Caranguejo da Tenazes de Ouro

Autor: Hergé



Resumo: No caso das misteriosas caixas de caranguejo, Tintim conhece aquele que será o seu inseparável amigo: o capitão Haddock, alcoólico de quem conhecemos as injúrias que o tornaram famoso: "ectoplasmas", "marinheiros d'água doce", "com mil milhões de macacos"!






(6º ao 9º ano)

Livro: No tempo da abolição

Autor: Julieta de Godoy Ladeira




Resumo: Aninha precisa fazer uma lição sobre 13 de maio, dia que já foi feriado, agora não é mais. Então, ela ganha uma história baseada no diário de uma menina daquele tempo, o da abolição dos escravos. História capaz de fazer de despertar diversas questões bem atuais, como moradia, emprego, desmatamento.



Livro: Alice no espelho

Autor: Laura Bergallo

Resumo: Alice tem saudades das noites em que o pai contava as aventuras de outra Alice, que tinha descoberto um caminho para o país das maravilhas. Mas depois que o pai foi embora, a vida da Alice real ficou um tanto difícil: a mãe, sempre preocupada com a aparência, nem olhava para ela. Assim, Alice foi sumindo de verdade: parou de comer. Disseram que ela estava com anorexia. Que nada, as pessoas é que não viam que ela estava mesmo gorda! Até que Alice vai parar do outro lado do espelho...


Livro: Resgate de Amor
Autor: Carlos Augusto Segato


Resumo: A batalha de três adolescentes em conquistar seus sonhos. Rinaldo é boy e estuda desenho e pintura.  Mané convive com menores de rua e com a fome, mas quando entra em campo é o rei da bola. E Gislaine trabalha num jornal como repórter. Ela agora está ajudando na cobertura de um caso sobre um serial killer que mata suas vítimas a punhaladas.





Livro: Bate coração
Autor: Gustavo Reiz

Resumo: Os ideais e os pontos de vista dos meninos adolescentes são relatados neste romance a partir da vida de André, protagonista da história. Por meio de uma narrativa muito bem-humorada, o leitor acompanha as divertidas confusões pelas quais o rapaz passa, a fim de conseguir, de uma vez por todas, o amor da temperamental e bela Luana, de quem quase não dava para desgrudar os olhos, de tão bonita que era. André ficou sem saber o que fazer e o que dizer também. De nada adiantaria uma simples apresentação. Que atitude tomar, então, para parecer menos idiota? Ah, isso ele não sabia. Só sabia, e muito bem, que a moça era namorada do bad boy Paulão, o valentão do pedaço, o que significava confusão. E das boas. Mas logo uma reviravolta assustadora sacudiria definitivamente a vida de André e de toda a turma. O tempo, entretanto, saberia colocar as peças do jogo no lugar outra vez. E surpreenderia como estava acostumado a fazer.


Livro: O estudante
Autor: Adelaide Carraro

Resumo: Dois irmãos, sempre muito unidos e amigos, entram na escola juntos. Renato sempre fora o melhor aluno da classe sempre com as maiores notas e também devido ao grande respeito que apresentava a todos os seus professores. Sempre com o objetivo de ajudar as outras pessoas, ele era muito querido por sua família e por seus colegas.
Eles cresceram e continuaram amigos. Até que Renato faz amizade com um menino que um dia lhe oferece um suposto remédio para dor de cabeça que acaba o viciando.
Um livro que não pode deixar de ser lido por todos que abominam o caminho da miséria e degradação para o qual os jovens são arrastados pelo vício das drogas. 

BOA LEITURA!


terça-feira, 20 de maio de 2014

ENQUANTO ISSO, NA BIBLIOTECA...

Turma do 2º ano em atividade com a Profª Mariângela

 
 



 RECITAL DE POESIA - 3º ANO
 
 
 

RECITAL DE POESIA - 4º ANO

 


-o0o- 
"Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca farão grandes descobertas.
Pequenos momentos mudam grandes rotas."     Augusto Cury