Manual Escolar


INSTITUTO CARIOCA DE EDUCAÇÃO
Rua São Salvador, 49 – Flamengo – RJ – CEP: 22231-130
Tel.: 2265-7312 / 2556-1834
E-mail: ice@escolaice.com.br
  
Manual Escolar


ÍNDICE

Quem somos 
1.    Filosofia Institucional
2.    Objetivos
3.    Orientação Pedagógica
4.    Orientação Educacional 
5.    Atendimento ao Aluno e à Família
6.    Secretaria  
7.    Estrutura Curricular
8.    Aprendizagem Globalizada 
9.    Horário 
10.  Mensalidade Escolar
11.  Uniforme  
12.  Educação Física 
13.  Agenda Escolar   
14.  Material Escolar Individual
15.  Atividade Extraclasse – Excursões
16.  Avaliação do Ensino Fundamental 
17.  Recuperação Semestral  
18.  Prova Final 
19.  Recuperação Final 
20.  Aprovação  
21.  Dependência 
22.  Segunda Chamada das Provas 
23.  Conselho de Classe  
24.  Reunião de Pais e Mestres
25.  Indisciplina (Comportamento)  
26.  Direitos 
27.  Deveres 
28.  Orientações Gerais 
29.  Orientações Disciplinares 
30.  Medidas Disciplinares                                                          
31.  Comemorações (aniversário) 
32.  Atendimento Médico de Urgência 
33.  Avaliação para Novos Alunos 
34.  Avaliações nas Áreas de Saúde 
35.  Orientações Gerais 
36.  Lembretes Importantes aos Responsáveis

Quem somos

        O Instituto Carioca de Educação – ICE – foi fundado e organizado pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação em 1996, com o objetivo primordial de oferecer o melhor ensino, com base na dignidade da pessoa humana, respeito à Pátria, amor ao próximo e o temor a Deus.     
       O ICE oferece um ambiente democrático, respeitando todas as diferenças de pensamento que fazem parte da comunidade escolar e procura integrar pais, alunos, professores e funcionários, delegando-lhes as responsabilidades e compromissos que lhes cabem em todo o processo educativo.
      O trabalho dos professores, através do desenvolvimento dos valores morais e cívicos, visa à formação de nossos alunos para que melhor compreendam e pratiquem os valores morais permanentes e o suscitem seu potencial a fim de participar da construção na sociedade e do mundo; como também, proporcionar oportunidades efetivas para a conquista da auto-disciplina e condições para a tomada de decisões com consciência e responsabilidade. 
      Para cumprir essa missão, a escola reúne um qualificado Corpo Docente, dispõe de vários meios auxiliares de apoio didático-pedagógicos, amplas salas de aula climatizadas, estrutura técnicoadministrativa capacitada a atender e assistir o aluno em suas necessidades escolares.  Oferecemos também atendimento médico de urgência.
     Para que seu filho obtenha o sucesso desejado, torna-se imprescindível a interação entre a Escola e a Família.  O ICE não medirá esforços em busca do aprimoramento acadêmico e na atualização da metodologia. Esperamos, também, a colaboração efetiva da família no cumprimento das normas regimentais; no acompanhamento do aluno, na observância dos horários, assim como nas tarefas escolares estabelecidas pelos professores.

Mariusa Alencar da Silveira
Diretoria do ICE

“Ensina a criança o caminho em que deve andar e,
ainda quando for velho, não se desviará dele.” - Rei Salomão


1.    FILOSOFIA INSTITUCIONAL
O Instituto Carioca de Educação – ICE, fundamentado no direito da livre iniciativa é regido pelo propósito do bom desenvolvimento e alta qualificação da Educação no país. Nesta linha, a orientação baseia-se sua filosofia nos princípios de valorização do Homem em sua totalidade, proporcionando o desenvolvimento de potencialidades, de valores, autorrealização, vínculo com o mundo de trabalho, exercício consciente da cidadania e a participação democrática e compromissada com a qualidade de vida.

2.    OBJETIVOS
Contribuir para a formação moral, cultural e intelectual dos nossos alunos.
Priorizar a busca do conhecimento, através do trabalho docente, como a utilização dos meios tecnológicos, do debate crítico e do exemplo na vida diária.
Realizar ações educativas visando o estímulo e aprofundamento do conhecimento e preparo do aluno.

3.    ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
O setor de Orientação Pedagógica acompanha o processo de ensino-aprendizagem em seus diferentes momentos: planejamento, execução e avaliação. Junto ao Corpo Docente, busca garantir a adequação entre a filosofia e os procedimentos metodológicos.

4.    ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O setor de Orientação Educacional trabalha com o aluno, professor e família, viabilizando as relações interpessoais. Orienta o educando no aspecto sócioafetivocomportamental. Trabalha os direitos e deveres de cada um, buscando a participação na implementação das mudanças sociais.

5.    ATENDIMENTO AO ALUNO E À FAMILIA
A Orientação Pedagógica e Educacional estão à disposição dos alunos e responsáveis, diariamente, para juntos buscarem esclarecer questões que possam surgir, encontrando soluções adequadas a cada caso.
Solicitamos que nessas situações, sejam agendadas previamente, com a Coordenação.

6.    SECRETARIA
É o órgão responsável pela documentação e registro de todos os atos escolares, funcionando sob a responsabilidade de uma Secretária.
Para obter-se a 1ª via de qualquer documento referente ao aluno (Histórico Escolar, Boletim de Notas, Certificado de Conclusão de Curso, Identidade Estudantil), o responsável deverá requerer, gratuitamente, na Secretaria, em formulário próprio, especificando o seu objetivo.
Em caso de 2ª VIA, para o fornecimento destes documentos, será cobrada uma taxa de encargos educacionais, de acordo com a tabela fixada na Secretaria.

Prazo de entrega dos documentos:
48 horas, após a solicitação.
Para o Histórico Escolar e Certificado:
o prazo máximo é de 30 dias, após sua solicitação.

7.    ESTRUTURA CURRICULAR
O Instituto Carioca de Educação possui um currículo com uma visão integrada da educação abrangendo os processos formativos e cognitivos. Procura desenvolver integradamente as dimensões do ser humano: físicas, emocionais, afetivas, intelectuais e sociais. Permite um contato com todas as áreas de experiências e vincula ao mundo do trabalho à prática social, vivenciando novos conteúdos, tecnologias, novas conquistas aliando as técnicas e vivência prática. O currículo do Ensino Fundamental é formado em seu núcleo básico por Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês (do 1º ao 9º ano) e  Espanhol (do 6º ao 9º ano).  A este quadro são acrescentados Educação Artística (Música e Artes Plásticas) e Educação Física. A Informática Educacional, como recurso da matéria abordada em cada disciplina, favorece a criação de um mundo de representações e a realização de interações simbólicas, num ambiente lúdico, onde o aluno poderá explorar e descobrir, usando sua criatividade em projetos próprios, com temas relacionados às matérias de seu contexto escolar.

8.    APRENDIZAGEM GLOBALIZADA
A instituição propõe uma aprendizagem globalizada, onde o aluno integra as partes estudadas, de tal modo que a totalidade adquira significado coerente e sirva como instrumento para compreensão e atuação em sua própria realidade.

9.    HORÁRIO

Entrada:                  12h30min
Início das aulas:     12h45min
Saída:                    17h25min

A observância dos horários estipulados para entrada e saída é de suma importância, pois se constitui no processo educativo, que disciplina o aluno no cumprimento de suas obrigações escolares e no aproveitamento das aulas de forma integral.
  
9.1.   Atrasos

Esclarecemos que a tolerância máxima de atraso é de 10 minutos, registrados na agenda do aluno. A partir do 3º atraso no mesmo mês, o responsável será comunicado e solicitado a vir à escola.
A partir do 4º atraso, o aluno retornará a casa.

– Esta medida, contribui para a formação do aluno.
– ATLETAS FEDERADOS: deverão apresentar DECLARAÇÃO expedida pelo clube, contendo os dias e horários de suas atividades.           

10.  MENSALIDADE ESCOLAR
A guia da mensalidade escolar será enviada através da agenda do aluno, com vencimento no dia 10 (dez) de cada mês. Caso não a receba até o dia 30 (trinta) do mês anterior ao vencimento, o responsável deverá solicitar (antes do vencimento) a 2ª via na Secretaria da escola.
Lembramos que não receberemos pagamentos no ICE, por motivo de segurança. Se houver necessidade de algum esclarecimento, favor entrar em contato com a Secretaria pelos telefones 2265-7312 ou 2556-1834.

11. UNIFORME
O uniforme completo é obrigatório para todos os alunos, diariamente. Será cobrado pela escola, no momento da entrada

OFICIAL:  1º ao 5º ano
                  Camisa branca com logotipo do ICE
                  Calça ou bermuda jeans azul marinho lisa (sem enfeite)
                  Tênis preto, branco, cinza ou azul marinho

                  6º ao 9º ano
                  Camisa branca com logotipo do ICE
                  Calça jeans azul marinho lisa (sem enfeite)
                  Tênis preto, cinza ou azul marinho
    
EDUCAÇÃO FÍSICA
                  Camiseta branca com logotipo do ICE
                  Bermuda azul marinho com listra branca lateral
                  Tênis preto, branco, cinza ou azul marinho

INVERNO
                  Casaco cinza com logotipo do ICE
                  Opcional: casaco jeans ou preto

NÃO PERMITIMOS O USO DE SHORT, SAIA, CASACOS COLORIDOS, CALÇAS DESFIADAS, BONÉ OU QUALQUER COMPLEMENTO QUE DESCARACTERIZE O UNIFORME DA INSTITUIÇÃO.  

T Os alunos que descumprirem o uso do Uniforme, serão passíveis de advertência.


12. EDUCAÇÃO FÍSICA (aulas teórica e prática)
Trata-se de uma importante disciplina que une a prática física com suas variações e permite ao aluno o saudável desenvolvimento psicomotor. Constitui-se, também, de uma exigência da LDB (Lei das Diretrizes e Bases). Como parte integrante da estrutura curricular, sua prática e frequência é obrigatória. O uniforme é imprescindível nos dias determinados no horário escolar.
Estarão dispensados das aulas práticas de educação física, os alunos que apresentarem atestado médico comprovando a impossibilidade de sua prática.
Esclarecemos, também, que o atestado médico não isenta da participação teórica que é avaliada da mesma forma que as outras disciplinas.

13. AGENDA ESCOLAR
        É o instrumento que o aluno dispõe para a organização de seus trabalhos escolares e na comunicação entre a família e a escola. Seu uso é diário e será pontuado pela escola.  O aluno assumirá o compromisso e cuidado com a mesma, durante o ano letivo.  
        O responsável deverá verificar e rubricar a agenda sempre que necessário, tomando ciência de qualquer comunicado do Colégio. Em caso de perda, o aluno deverá substituí-la por outra de imediato.

14. MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL
        A apresentação do material escolar, de acordo com o horário de aulas, traduz-se em melhor aproveitamento das aulas e do processo de aprendizagem. Em caso de esquecimento, a notificação seguirá na agenda, visando à ciência do responsável.
        Informamos que todo o material encontrado no Colégio (após a saída dos alunos) é recolhido e guardado para sua devolução.

15. ATIVIDADE  EXTRACLASSE – EXCURSÕES
        Nossas excursões e atividades extracurriculares estão diretamente ligadas aos conteúdos pedagógicos. Os alunos deverão participar, pois se trata de um complemento e enriquecimento das aulas.
        Os pais serão comunicados, através de circular, enviada pela Orientação Pedagógica, com a antecipação de uma semana a fim de que as famílias e a escola se organizem. O responsável deverá autorizar a participação do aluno nestas atividades com, no máximo, 24 horas de antecedência.
        Informamos que, nos dias de excursões, não haverá aula; portanto, o aluno que não for autorizado a participar, não deverá comparecer à escola.

16. AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
        A avaliação do aproveitamento escolar é constante, cumulativa e global. Tem como objetivo a verificação da aprendizagem, o aproveitamento e desenvolvimento do educando, aferindo as mudanças de comportamento do aluno, bem como a verificação do rendimento para fins de aprovação.
        A apuração da assiduidade constitui-se, também, em fator componente da avaliação.
        A avaliação do aproveitamento escolar é feita pela observação e acompanhamento constante do aluno e pela aplicação de testes, provas, pesquisas, tarefas, de forma individual ou em equipe.
        Nos processos e metodologias aplicadas para a avaliação do aproveitamento, os aspectos qualitativos prevalecerão sobre os quantitativos, pois evitamos a aferição de dados apenas memorizados.
        Os resultados de avaliação (provas, testes, trabalhos coletivos ou individuais, são expressos em notas variáveis de 0 (zero) a 10 (dez).
As avaliações são bimestrais e compõem-se de duas por bimestre, denominadas Avaliação 1 (AV1) e Avaliação 2 (AV2.).

Na avaliação 1  - são considerados: a participação do aluno, grau de interesse, envolvimento escolar. Compõe-se de Teste 1 (T1) e Teste 2 (T2).
O teste 1 se constitui de trabalhos individuais ou em grupo, seminários ou livros, a critério do professor. Tem como valor máximo 4 (quatro) pontos.
O teste 2 é uma verificação formal, escrita. Valor máximo de 4 (quatro) pontos.
Conceito – neste item avaliaremos a presença, pontualidade, participação em aula, disciplina, interação com o grupo e compromisso com os deveres e tarefas escolares. Terá o valor máximo de 2 (dois) pontos.

Na avaliação 2 – (Av2): constitui-se de uma prova formal escrita que terá o valor máximo de 10 (dez) pontos.

AVALIAÇÕES 1 E 2

            Teste 1     à valor 4,0
AV1     Teste 2     à valor 4,0      TOTAL = 10 pontos
            Conceito  à valor 2,0


AV2     à valor 10 pontos

 Ao final do bimestre, faz-se a média aritmética, somando-se as notas da Av1+Av2, dividindo-se por 2 para obter a média do bimestre.

Resumo:

               MB =         Av1 + Av2   > 7.0
       (Média Bimestral)             2


A nota final é obtida pela média aritmética dos graus alcançados nos 4 (quatro) bimestres do ano letivo.

       N.F. =  MB1 + MB2 + MB3 + MB4    >  7.0   à  APROVADO
(Nota Final)                             4             

 17. RECUPERAÇÃO SEMESTRAL
        Aos alunos de aproveitamento insuficiente (abaixo da média 7.0), são proporcionadas provas de recuperação. Estas ocorrerão com o conteúdo indicado pelos professores, em data fixada no Calendário Escolar. O aluno fará uma prova no valor de 10 (dez) pontos. Este resultado poderá substituir a menor média em um dos bimestres. Se a nota da prova de recuperação for maior, substituirá a menor média; caso não seja maior, o aluno permanecerá com a média já obtida anteriormente.

18. PROVA FINAL
       Ao final do 4º bimestre, o aluno que não conseguiu somar 28 (vinte e oito) pontos em cada disciplina, será submetido à prova final de valor igual a 10 (dez) pontos. Nesta avaliação, o aluno deverá alcançar os pontos que lhe faltam para chegar ao total de 28 (vinte e oito) pontos. A pontuação mínima exigida nesta prova é de 3(três) pontos. Caso não consiga alcançar a pontuação necessária, fará a Recuperação Final.

19. RECUPERAÇÃO FINAL
        A Recuperação Final é composta de aulas, tarefas e Prova. A nota mínima para aprovação nesta etapa é 6.0 (seis) e frequência igual ou superior a 75%. Esta recuperação será acompanhada pela Coordenação (Orientadoras Pedagógica e Educacional).

20. APROVAÇÃO
        A aprovação do aluno, ao término do ano letivo, estará condicionada aos aspectos de aproveitamento e assiduidade.
        Será considerado aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a 7.0 (sete) em cada disciplina com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas ministradas em qualquer componente curricular.
        Será considerado reprovado o aluno que obtiver média final inferior a 7.0 (sete) em cada disciplina e frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas ministradas em qualquer componente curricular.
        Os casos de não aprovação serão examinados, individualmente, pelos Conselhos de Classe, em reunião especialmente convocada para esta finalidade. A decisão do Conselho de Classe é justificada e assinada, em cada caso, pelos professores participantes e passa a fazer parte da documentação escolar do aluno.
        Após cada bimestre, será enviado ao responsável pelo aluno um boletim informativo sobre seu rendimento escolar e frequência.

21. DEPENDÊNCIA
        O ICE adota o regime de matrícula por dependência a partir do 7º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, em até 2(dois) componentes curriculares, preservada a sequência do currículo. No regime de dependência, o aluno será avaliado bimestralmente, através de um trabalho no valor máximo de 10 (dez) e prova no valor máximo de 10 (dez). Somam-se a nota do trabalho e prova e divide-se o total por 2 (dois) para calcular a média bimestral. Ao final do ano, o aluno precisa de 28 (vinte e oito) pontos para a aprovação nas matérias. O professor da disciplina se encarregará de informar os conteúdos a serem estudados para as devidas tarefas e provas.

22. SEGUNDA CHAMADA DAS PROVAS
        O aluno que não comparecer ao Teste 2 e Provas (Av2) na data fixada, deverá solicitar a segunda chamada de provas, através de requerimento na secretaria do Colégio, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis após a realização da cada teste 2 ou da AV2Este requerimento será preenchido pelo responsável, em formulário próprio da Instituição, justificando o motivo de sua falta, efetuando o valor correspondente a cada prova/ teste.
Lembramos que não haverá oportunidade para 3ª chamada.
Os períodos de provas, após as publicações, terão suas datas respeitadas.
Portanto não será aceito qualquer pedido de mudança em sua aplicação, antecipação ou adiamento.
        As faltas reincidentes ou sistemáticas serão avaliadas pela Direção e Coordenação, que poderão não admitir Segunda Chamada.
        A aplicação da prova ocorrerá no dia da aula da referida disciplina e dentro do calendário enviado para família que deverá consultá-lo, observando os dias das provas.
        Não haverá 2ª chamada para os testes de Recuperação Semestral e Recuperação Final.

23. CONSELHO DE CLASSE
        O Conselho de Classe é formado pelos Professores, Coordenadores e Diretora do Colégio tendo como objetivo avaliar o desempenho individual e global de seus alunos. As reuniões do Conselho de Classe serão realizadas bimestralmente.

24. REUNIÃO DE PAIS E MESTRES
        Serão realizadas reuniões periódicas com os responsáveis (1º ao 5º ano) para avaliar, em conjunto, a situação dos alunos, suas possíveis dificuldades e sugerir medidas de interesse geral. 
        Para os alunos do 6º ao 9º ano, haverá uma reunião geral depois do início do ano letivo e, posteriormente, serão convocados pela Coordenação para acompanhamento individualizado. As reuniões para as turmas do 1º ao 5º ano serão divulgadas ao longo do ano, através de circulares. Ressaltamos a importância da participação dos responsáveis nestas reuniões. 

25. INDISCIPLINA (COMPORTAMENTO)
        O Instituto Carioca de Educação desenvolve um trabalho disciplinar baseado nos princípios da liberdade pessoal e da responsabilidade. O exercício dessa liberdade, que dá sentido à existência e que se compromete com a transformação, possibilita o desenvolvimento intelectual e solidifica valores humanos como a relação afetiva, a solidariedade, a justiça, a obediência, o direito à liberdade individual, o respeito mútuo.
        Desta forma, solicitamos aos alunos e seus responsáveis, especial atenção para não comprometer o nome ou a reputação do Estabelecimento Escolar, de seus dirigentes, ou praticar atos de indisciplina, agressão verbal e/ou física ou outros atos previstos no Regimento Escolar, Normas Gerais e Legislação em vigor, assim como toda e qualquer menção, alusão ou frase na internet de conteúdo desabonador aos membros discentes, docentes, direção, coordenação e funcionários da Instituição.
  
26. DIREITOS
·   Receber uma educação de qualidade que favoreça o crescimento do ser humano, desenvolvendo suas habilidades, capacidade de agir, respeitando seu meio social e ambiente, tornando-se participativo de todo o processo social e acadêmico.
·             Usufruir de todos os serviços oferecidos pelo Colégio, atendendo às normas determinadas.
·             Emitir sua opinião de forma respeitosa, coerente, dentro dos temas abordados e com respeito ao próximo.
·             Perguntar, questionar e complementar, sempre nos momentos adequados.
·    Ser respeitado por seus colegas, professores, coordenadores, inspetores e corpo administrativo.
·            Ser formado civicamente para o exercício livre da cidadania e para um bom encaminhamento na escolha da profissão.
·             Basear seu aprendizado em um currículo atualizado que cumpra uma boa formação geral.
·          Solicitar ajuda, quando necessário, dos Coordenadores, Professores, Inspetores e Secretárias.
·         Receber um boletim bimestral informando seu desempenho acadêmico e assiduidade.
·   Ter autorização à revisão de prova, quando solicitada pelo responsável, dentro do prazo determinado pela Instituição.
·    Prestar segunda chamada de prova solicitada, desde que justificada pelo responsável e autorizada pela Direção; perdendo, entretanto, direito a uma nova solicitação, caso não compareça à concedida anteriormente.
·     Ter sua saída, fora do horário normal autorizada pela Coordenação, desde que haja uma solicitação, por escrito, do responsável, justificando o fato, sendo confirmada pela Coordenação.
·         Usar a Biblioteca para pesquisa.

 27. DEVERES
·         Tratar cordialmente os professores, colegas e funcionários.
·         Frequentar as aulas diariamente, de acordo com o calendário escolar.
·         Manter a pontualidade e assiduidade em todas as atividades.
·     Possuir e portar o material didático adotado, de acordo com o horário escolar, incluindo a agenda.
·      Identificar todo o material escolar com o nome e respectivo ano, zelando pelos seus pertences.
·         Apresentar-se completa e devidamente uniformizado em todas as atividades escolares.
·   Estudar, cumprir tarefas (aula/casa) e demais trabalhos solicitados dentro dos prazos estipulados.
·    Respeitar as normas disciplinares da Instituição que zela pela boa convivência e harmonia entre todos.
·         Comportar-se adequadamente dentro e fora do Colégio/ Sala de Aula.
·      Ser cordial, respeitando todos do ambiente escolar. Não permitimos nenhuma manifestação de namoro dentro do ambiente escolar.
·       Evitar o uso de enfeites extravagantes ou que modifiquem a aparência e interfira no uniforme escolar.
·      Evitar dissensões, brigas, agressão oral ou física e qualquer atitude de violência, pois serão passíveis de correção pela escola.
·         Não vender, negociar, rifar, dentro da Instituição.
·         Zelar pelo bom nome da escola.
·         Respeitar e zelar pelo patrimônio escolar. Em casos de danos ao mesmo, o responsável pelo aluno arcará com as despesas cabíveis.
·         Atender as solicitações do Professor, referente à dinâmica da sala de aula e trabalhos diários e atividades em geral.

28. ORIENTAÇÕES GERAIS
      Solicitamos que evitem trazer jóias, brinquedos, aparelhos eletrônicos, celulares, dinheiro e afins. Se houver perda ou extravio desses objetos, a escola se dispõe a procurar, mas não se responsabiliza pelo ressarcimento dos mesmos.

29. ORIENTAÇÕES DISCIPLINARES
a)    Ausentar-se da sala de aula e/ou atividade sem autorização do professor.
b)    Sair do Colégio antecipadamente, sem autorização da Coordenação.
c)    Ocupar-se, durante a aula, com trabalho de outra disciplina ou estranho à mesma.
d)    Trazer para o Colégio aparelhos sonoros ou eletrônicos.
e)    Trazer impressos ou objetos que expressem atentado à moral, ética e costumes.
f)     Divulgar cartazes, publicações e jornais sem autorização da Coordenação.
g)    Usar aparelhos celulares em sala de aula. É permitido somente no recreio e após a saída.
h)    Lanchar, mascar chicletes, balas no horário das aulas.
i)      Promover passeios ou quaisquer atividades extracurriculares sem autorização da Coordenação e Direção do Colégio.
j)      Fotografar ou filmar dentro do espaço escolar, sem a prévia autorização da Coordenação.
k)    Trazer objeto cortante, perfurante, fogos de artifício ou qualquer similares.
l)      Usar meios ilícitos (cola) na execução de testes ou provas para favorecimento próprio ou de outrem, será passível de punição prevista no Regimento do Colégio.

30. MEDIDAS DISCIPLINARES
        O aluno que ferir as normas da Instituição, ou apresentar em suas atitudes motivo de queixa será passível de penalidades educativas:
-       Repreensão;
-       Retirada de sala de aula;
-       Advertência oral e escrita;
-       Suspensão, aplicada pela Direção;
-       Cancelamento de matrícula.

O aluno será encaminhado à Coordenação, através dos inspetores, nas seguintes situações:
-       Comparecer à sala de aula ou atividade escolar fora do horário estabelecido;
-       Apresentar-se com o uniforme incompleto;
-       Trazer material/objeto inoportuno para sala de aula;
-       Apresentar comportamento inadequado nas salas de aula, recreio ou outras atividades.

31. COMEMORAÇÕES (aniversário)           
        Comemorações de aniversários realizadas no Colégio são internas e ocorrem no horário de lanche da turma. Deverão ser agendadas, antecipadamente, na Secretaria do Colégio.

32. ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA
        A Instituição mantém convênio com a URMES, que oferece cobertura completa ao aluno, inclusive no percurso de vinda ao Colégio e retorno a sua residência.

Ø MEDICAÇÃO: caso haja necessidade do uso de algum medicamento, solicita-se ao responsável a comunicação através da agenda escolar, especificando a dosagem e horário para sua aplicação.

33. AVALIAÇÃO PARA NOVOS ALUNOS
        Os novos alunos participam de uma verificação nas áreas de Português e Matemática onde serão avaliados pelos professores para que possam conhecer o nível de aprendizagem do candidato.

34. AVALIAÇÕES NAS ÁREAS DE SAÚDE
        O Colégio irá observar ao longo do ano letivo, as dificuldades apresentadas pelos alunos e, caso necessário, será solicitada dos pais avaliação médica ou psicológica.

35. ORIENTAÇÕES GERAIS

        Solicitamos aos Senhores Responsáveis que colaborem no sentido de NÃO FUMAR no interior do Instituto Carioca de Educação.

“(...) Art. 2º. É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente. (...)”   (Lei 9.294, de 15/07/1996).

        Esta orientação se estende a todos, inclusive para os nossos convidados em dias de comemoração no interior da Escola.
        O Instituto Carioca de Educação dispõe de funcionários na portaria, inspetores na entrada, no recreio e nas saídas administrando o fluxo dos alunos nas dependências do Colégio. Os serviços gerais mantêm a Instituição higienizada, também, com o objetivo de educar nossos alunos.   

  
Lembre-se que: “A educação se dá pelo exemplo.”


36. LEMBRETES IMPORTANTES AOS RESPONSÁVEIS
-       Acompanhar a assiduidade, pontualidade, comportamento e rendimento escolar do aluno.
-       Apresentar-se devidamente uniformizado.
-       Verificar e rubricar a agenda escolar, pois este é o veículo de comunicação entre a família e a escola.
-       Assinar as circulares, autorizações de aulas extraclasse e qualquer comunicado que se originar da Instituição.
-       Justificar a falta do aluno e, quando se fizer necessário, solicitar a 2ª chamada de provas em tempo hábil, 03 (três) dias úteis após a realização de cada prova.
-       Evitar que os alunos tragam para a escola objetos de valor, ou quantias significativas em dinheiro.
-       Comparecer às reuniões e participar dos encontros sempre que solicitados. Todo o trabalho realizado tem por objetivo a melhoria do desempenho acadêmico do aluno.
-       Evitar trazer o aluno quando estiver doente ou que não esteja em condições de participar das aulas.


 Informamos que a “Cantinas do TIO JÚLIO” é terceirizada.
Os pais que desejarem que seus filhos utilizem a Cantina deverão comparecer ao local e adquirir as fichas antecipadamente ou então o aluno pagará no ato da compra.