Proposta Pedagógica


A proposta pedagógica do Instituto Carioca de Educação foi elaborada para oferecer oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento do potencial do aluno, proporcionando-lhe uma formação cultural sólida e de valores humanísticos, rumo ao exercício da cidadania, possibilitando a imersão significativa e prazerosa do aluno nas atividades de um modo geral.

Todas as atividades privilegiam sua ação e são desenvolvidas em aulas operatórias, momentos de reconstrução desses conhecimentos trazidos pelo aluno, com base no conteúdo, aprendizagem e nas relações interpessoais. É pela interação com o meio e com o outro que o processo de aprendizagem se torna significativo. O aluno se torna sujeito de sua aprendizagem.

Nas diversas formas de atuação, nosso aluno vai desenvolvendo sua capacidade de expressar opiniões, manifestando adequadamente suas expectativas.

Acreditamos ser papel da escola propiciar, através das aulas, que o aluno se sinta capaz de modificar o que já existe. A aula atinge seu objetivo quando privilegia na sua estruturação e mobilidade, questões de desafios, envolvendo análise crítica, comparações e relação entre o conteúdo e o dia-a-dia.