terça-feira, 17 de setembro de 2013

Trabalho do 3º ano sobre as plantas

Os alunos do terceiro ano estão estudando sobre as plantas.
E, após termos iniciado o assunto, foi sugerido que fizessem uma pesquisa com a finalidade de compreenderem que as plantas são indispensáveis na nossa vida e na terra,  porque elas libertam oxigênio, o que permite a respiração da maior parte dos seres vivos. Eles compreenderam também que toda a vida na terra não existiria sem a presença das plantas, a Terra seria um planeta sem vida.
A turma pode, ainda, perceber que existem grandes variedades de plantas, de tamanhos e de feitios diferentes; há também plantas rasteiras como musgo, arbustos, árvores, tanto de tamanho médio, como grandes; algumas têm flor, como a roseira e a amendoeira, e outras não, como o musgo; e, a importância da raiz que é a parte mais importante de qualquer planta, pois é a partir desta que se dá a recolha e absorção da água e minerais e é nesta que se dá a acumulação das reservas de alimentos, já do caule das plantas é que saem os ramos, as folhas, as flores e os frutos que é a parte aérea da planta, ele também transporta água e sais minerais da raiz até as folhas, e também por todas as outras partes da planta.  A folha também fabrica os alimentos da planta, e realiza a respiração e a transpiração. Esta também serve como uma fonte de reserva de alimento e de proteção.

             Sendo assim, resolvemos verificar na prática como funciona realmente cada parte de uma planta realizando essa experiência.


(Profª Vanderléia - Profª do 3º ano)